GRATIDÃO A TODOS ! E...é 11 de Março 2019...Avante!
- Valéria Harue
- 11 de mar. de 2019
- 2 min de leitura
Havia prometido um post sobre as bonecas do “Hina Matsuri“ não é mesmo ? Mas antes de falarmos sobre tantas coisas e lugares legais, eu queria muito abrir um espaço aqui para falar sobre o dia 11 de março de 2011.
É um dia muito importante para mim e acredito para muitas pessoas que vivem ou que tenham alguma relação com o Japão essa é uma data inesquecível e de grande significado. No dia 11 de março de 2011 aconteceu o “Grande Desastre do Leste do Japão“.Uma tragédia terrível para todos nós que vivemos aqui e principalmente para os moradores do Nordeste (Tohoku) . Após esse terrível acontecimento, nesses oito anos, ocorreram outros desastres naturais de grandes proporções em outras prefeituras do Japão, que realmente é um país que sofre imensamente com a força da natureza.
Aliás, o mundo todo hoje sofre com tantas reveses da mãe natureza que é impossível não pensar seriamente sobre a impermanência e dissolução das coisas materiais e não materiais em apenas alguns segundos.
Mas hoje eu queria compartilhar com vocês uma atividade que fizemos em 2015,2016,2017 que foi reunir grupos de brasileiros para a visitação guiada nas áreas atingidas pelo tsunami.
Uma forma de auxiliar na prática as áreas afetadas por essa tragédia é visitar o local e ser um bom ouvinte do que os narradores guia “kataribê“ podem contar dessa experiência.Eles nos guiam narrando sobre a área afetada pelo tsunami mostrando onde residiam e sobre como passaram aquele dia 11 de março.
Em 2015,com o apoio do Centro Internacional de Miyagi e uma ONG, conseguimos a participação dos primeiros brasileiros que depois de visitar o aeroporto de Sendai e a praia de Arahama participaram de um intercâmbio com os moradores na cidade de Ishinomaki.
Para mim, fazer todo o programa e conectar as pessoas para que essa visita acontecesse de forma a realmente alcançar o objetivo de maior esclarecimento e integração com as comunidades foi realmente um desafio.Além, é claro fazer o trabalho de tradução e intérprete de um tema muito delicado.
As fotos são da turma de 2015 e aproveito para agradecer mais uma vez a todos pelo carinho de todos nessa “conexão“. GOOD VIBES e até o próximo post!






Comments